Cento e treze agentes de crédito estão participando de um encontro, em Salvador, realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Eles são da capital, Santa Cruz Cabrália, Correntina, Caravelas, Itamaraju, Livramento de Nossa Senhora, Una, Porto Seguro, entre outras, localidades.
O IV Encontro de Agentes de Crédito do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia) foi aberto hoje (27), no auditório do Sebrae, nas Mercês. A cerimônia contou com as presenças do superintendente de Economia Solidária, Helbeth Oliva, do gerente de Microfinanças da Desenbahia, Marcelo Mesquita, do analista da Unidade de Crédito e Política Pública do Sebrae, Artur Jorge, representando Dora Parente, coordenadora da unidade, e o coordenador de Microfinanças da Setre, Welito Mendes.
Helbeth Oliva considera a atividade desenvolvida pelo agente de crédito como de extrema importância para o êxito do programa. “Oferecer microcrédito à camada menos favorecida da população é essencial para o processo de desenvolvimento econômico”, destaca. Marcelo Mesquita disse que “reduzir a inadimplência, aumentar a produtividade e ajustar o foco são as metas para 2008”.
No turno da tarde, as atividades se concentraram na realização da oficina Prospecção e Recuperação de Microcrédito, que teve como facilitadora Rita Rios, consultora do Sebrae. Troca de experiências, as regras do CrediBahia e os instrumentos legais utilizados foram também discutidos.
Amanhã (28), no período da manhã, será feita uma apresentação sobre economia solidária. O encontro termina à tarde, depois da entrega dos prêmios às agências que mais se destacaram em 2007. O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Bastos Petitinga, e o superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, participam da cerimônia.
Atualmente funcionam 138 agências do programa em 137 municípios baianos. Treze agências foram inauguradas, este ano, e a previsão é que sejam abertas mais dez até o final de dezembro.