Ao som da Filarmônica Terpsícore Popular foi inaugurada, hoje (30), na cidade de Maragojipe, 134 quilômetros de Salvador, a 14ª agência do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia), em 2007. O programa conta com 138 agências distribuídas em todos os Territórios de Identidade da Bahia e, aproximadamente, R$ 40 milhões aplicados.
O superintendente de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Helbeth Oliva, que representou o secretário Nilton Vasconcelos, na solenidade, considerou o CrediBahia como uma oportunidade para o pequeno empreendedor para trabalhar e viver com dignidade.
O diretor de Operações da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), José Ricardo Santos, ressaltou a parceria entre o Governo do Estado, Sebrae e prefeituras, como determinante para o sucesso do programa.
O prefeito de Maragojipe, Silvio José (Ataliba), denominou a nova agência – localizada na Rua Fernando Suerdieck, centro da cidade – como um “equipamento de transformação de vidas”. Ele aproveitou para agradecer à Setre pelos cursos de qualificação, que serão oferecidos no município. Também participou do evento, o deputado estadual Bira Coroa.

Cadeia produtiva

Logo após a inauguração, as autoridades visitaram o distrito de Capanema, onde foi discutida uma possível parceria entre o município e a Setre. “Maragojipe é o maior produtor no Recôncavo de amendoim e inhame”, informou o prefeito Silvio José. Helbeth Oliva demonstrou interesse em reorganizar a cadeia produtiva do lugar, que é muito rica.
A farinha, outro produto de boa qualidade, é exportada para diversos países, por meio da ação de atravessadores. “Para mudar este cenário, é preciso que eles se organizem em rede, e a secretaria está disposta ajudá-los”, afirmou o prefeito.
Outra localidade visitada foi São Roque do Paraguaçu, onde fica situado o único canteiro próprio de obras da Petrobrás no país. A base da Petrobrás no município foi inaugurada em 1977 e ocupa uma área de 400.000 m². Plataformas de petróleo são reformadas e construídas no local.