Desmemoriada, uma jovem mulher acorda no quarto de uma casa do sertão nordestino. Carrega consigo apenas uma bolsa contendo um livro de mitologia e um conto inacabado. Aos cuidados da dona da habitação, a moça dá continuidade ao conto, o que a ajuda a lembrar de sua própria identidade. Este é o tema do espetáculo "A morte nos olhos", premiado do edital n° 08/2007, de Cessão de Pautas em Espaços Culturais da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, que estréia hoje (27), às 20h, no Espaço Xisto Bahia (Biblioteca Pública dos Barris).
Fruto de um projeto de pesquisa sobre alteridade, memória e narrativa da autora da peça, Dinah Pereira, "A morte nos olhos" é o primeiro texto de uma trilogia da Companhia de Teatro Estupor, que pretende outras duas montagens em 2008 e 2009.
Em cena, os personagens que a moça cria para escrever o conto inacabado tomam vida e invadem o mundo real, misturando ficção e realidade, pesadelo e memória, até que sejam reveladas as verdadeiras circunstâncias de sua amnésia.
A Morte nos Olhos tem no elenco Ana Paula Brasil, Danilo Cairo, Gil Teixeira, Hebe Alves e Iara Villaça, que interagem com formas animadas e bonecos, coordenados pela Cia Ziriguidum Borogodó e Gil Teixeira. A direção musical é de Jarbas Bittencourt e a iluminação de Fábio Espírito Santo.
A montagem estará em cartaz nos dias 4, 5, 11 e 12 de dezembro (terças e quartas-feiras), às 20h, a preços de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).