Uma comitiva formada por seis membros da Unesco, incluindo o representante da instituição no Brasil, Vincent Defourny, e o diretor do Centro do Patrimônio Mundial (Unesco/Paris), Francesco Bandarin, faz uma visita ao Pelourinho na sexta-feira (16), a partir das 9h.

O grupo vai discutir com o governo da Bahia propostas para colaborar com o projeto de sustentabilidade para o Centro Antigo de Salvador. Os representantes serão recebidos pelo secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles.

A visita da delegação à Bahia é resultado da viagem do secretário à França, em maio deste ano, quando ficou acertada a colaboração da Unesco nas ações e propostas para o Pelourinho.

O Centro do Patrimônio Mundial é o órgão da Unesco responsável pelo tombamento, proteção e preservação de patrimônios culturais e naturais no mundo. Como parte de suas atividades de apoio à preservação dos sítios tombados, desenvolve projetos de cooperação com os estados para elaboração de planos de gestão e conservação.

Além de Vincent Defourny e Francesco Bandarin, participam da visita o especialista do Centro do Patrimônio Mundial (Paris), Ron van Oers, o especialista do Centro do Patrimônio Mundial (Paris), Kerstin Manz, o diretor-chefe de Assuntos Culturais da África do Sul, Hannetjie du Preez, e a representante do setor cultural no Brasil, Jurema Machado.
Após a visita, o grupo se reúne, a partir das 15h, com o Conselho Gestor do Centro Antigo e a coordenadora do Escritório de Referência do Centro Antigo, Beatriz Lima.

Entre os temas do encontro, estão a apresentação do Plano de Gestão do Centro Antigo e as questões habitacionais, incluindo a ocupação das encostas e o projeto proposto pelo arquiteto Marcelo Ferraz, além das possibilidades de cooperação, a exemplo de reforma e troca de experiências na área de recuperação.

Espaço de conciliação

Inaugurado em 23 de outubro deste ano, o Escritório de Referência do Centro Antigo é um espaço de conciliação de todas as ações, propostas e programas voltados para o Pelourinho e seu entorno, envolvendo as três esferas de governo, moradores, comerciantes, empresas e representantes de instituições. A sustentabilidade do Pelourinho é uma das prioridades do governo da Bahia e faz parte das ações do escritório.

Além de conciliar as atividades e propostas para o Centro Antigo de Salvador, ele tem a tarefa de elaborar e implantar o Plano Estratégico de Gestão, com ações de curto, médio e longo prazo. As atribuições incluem ainda a gestão das atividades de reforma, recuperação e manutenção física do Centro Antigo de Salvador e a captação de recursos para viabilizar os projetos.

O Escritório de Referência do Centro Antigo funciona na Rua Gregório de Mattos, 41, Pelourinho.