O Giro das Artes, da Fundação Cultural do Estado, estará amanhã (14) na cidade de Juazeiro. Idealizado pela Diretoria de Artes Visuais, o projeto pretende descentralizar a produção artística da Bahia, levando aos centros de cultura da fundação no interior acervos públicos que até então ficavam restritos à visitação nos museus e galerias de Salvador.

Depois de Juazeiro, o projeto passa pelas cidades de Porto Seguro (de 23 deste mês a 10 de dezembro) e Valença (de 29 deste mês a 16 de dezembro).

Em Juazeiro, o público poderá conferir duas exposições: a Mostra Pierre Verger e 6 Olhares e 7 Traços, esta em comemoração aos 40 anos do Teatro Castro Alves (TCA). A Mostra Pierre Verger é composta por imagens pertencentes à Fundação Cultural, adquiridas por ocasião da exposição inaugural da Galeria Pierre Verger (Biblioteca dos Barris), em março de 1998, com curadoria de Cláudia Possa.

Já 6 Olhares e 7 Traços é formada por uma exposição fotográfica e de artes visuais. A mostra de fotografia conta com seis olhares distintos de Adenor Gondim, Christian Cravo, David Glat, Isabel Gouvêa, Marcelo Reis e Márcio Lima. A de artes visuais traz sete artistas plásticos que deixaram impressos em azulejos seus parabéns pelos 40 anos do TCA: Bel Borba, Caetano Dias, Cau Gomez, Gaio Matos, Gustavo Moreno, Sara Victoria e Sérgio Rabinovitz.

O Giro das Artes fica em cartaz em Juazeiro até o dia 2 de dezembro, no Centro Cultural João Gilberto.

Em Porto Seguro, o projeto será aberto no dia 23 deste mês, com a exposição Art Zone, do acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA). Em Valença, no dia 29, chegam as fotografias da Mostra Anízio Carvalho, com imagens de personalidades baianas e flagrantes poéticos, como a puxada de rede e os barcos em procissão.