O Museu do Recôncavo Wanderley Pinho-Caboto/Candeias, promove amanhã e quinta-feira (21 e 22), a partir da 9h, o Seminário da Consciência Negra, com uma extensa programação envolvendo palestras, dança, exibição de filme, espetáculo teatral e oficinas. O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, (Ipac), Diretoria de Museus (Dimus), a Prefeitura Municipal de Candeias e representantes das comunidades de Passé e Ilha de Maré. Conta com o apoio da Petrobras, Superintendência do Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) e Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
O professor Jair Cardoso fará a palestra de abertura, às 9h de amanhã, sobre “Reflexões Históricas sobre os Afro-descendentes Brasileiros à Luz da Lei 10939/03”. Em seguida, o diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, debaterá sobre “Identidade Cultural e Religiosidade Africana”. Dança com Laís Gonçalves encerra a programação matutina.
À tarde será exibido o filme “Na Rota dos Orixás”, documentário produzido pelo Minc-Ministério da Cultura, seguido de debate coordenado por Nívea Alves. Na quinta-feira pela manhã, a antropóloga Marinilda Lima realiza palestra sobre “Gênero, Trabalho e Discriminação”, seguida da apresentação de um vídeo institucional da Petrobrás. Finalizando as atividades da manhã, o espetáculo teatral “De Preto para Preto”, dirigido por Renilda Evangelista.
Oficinas de trançado de cabelo, maquiagem e amarração de tecidos acontecerão à tarde. O encerramento do seminário está previsto para às 16h, com apresentação do Grupo de Samba de Roda de Caboto. Maria de Fátima dos Santos, diretora do Museu do Recôncavo, explica que “apesar de fechado ao público para reforma do conjunto arquitetônico, a instituição tem propiciado à comunidade integração e discussão de problemas pertinentes, com o intuito de integrar, conscientizar e resgatar a auto-estima da população local”.
Esse é o segundo evento promovido pelo Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, Dimus, Secult e Ipac. O primeiro, sobre o Meio Ambiente, reuniu um público de 600 pessoas ao longo dos três dias de programação.