A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) continua com a programação do "Novembro — Música em todos os ouvidos", com eventos ligados à área musical na capital e no interior do Estado. Em parceria com o "MiniStereo Público – Sistema de Som Perambulante", neste sábado (17), das 10 às 20h, será realizada mais uma edição do projeto "Mutirão Mete Mão", desta vez em Castelo Branco.
O Projeto tem como proposta promover o intercâmbio entre artistas e moradores de comunidades populares, utilizando como linguagem o graffite e um sistema de som nos moldes jamaicanos.
Depois de Castelo Branco, o "Novembro – Música em todos os ouvidos" leva o "Mutirão Mete Mão" para o bairro de São Lázaro (dia 24), também das 10 às 20h. Antes, as intervenções musicais do MiniStereo Público passaram pela Vasco da Gama (10) e Pituaçu (3), contando sempre com o apoio das associações de moradores locais.

Um dia no Mutirão

A programação tem início às 10h, quando acontece um bate-papo com os graffiteiros. Estes recebem orientações sobre os locais destinados às intervenções, além de recomendações para evitar pichações nos muros ou grafites em locais não permitidos.
O material utilizado para a pintura dos painéis é levado pelos próprios artistas e grupos participantes do Mutirão. A idéia é modificar o cenário, presenteando a comunidade com uma nova atmosfera de cores nos muros do bairro.
A tarde é destinada à programação musical, que tem início a partir das 14h. Sob a inspiração dos famosos bailes dance hall jamaicanos da década de 50, os selectas do MiniStereo Público assumem o comando dos toca-discos. Os DJs se revezam durante toda a festa, embalando o público ao som de muito reggae roots, dub, raggamuffin e jungle.
Os grupos musicais das comunidades também encontram espaço para dar o seu recado e estão sempre presentes nos eventos, contribuindo com a diversidade de sons e estilos.

Por dentro do MiniStereo

O Sistema de Som Perambulante – MiniStereo Público foi criado em 2005 e é o primeiro sistema de som nos moldes jamaicanos (Sound-System) com base na cidade de Salvador, Bahia. Atualmente o grupo é formado por quatro Djs (Selectas), Dudub (Roots Reggae e Dub), Pureza (Dancehall e Ragga), Raiz (Ragga), Dfrence (Ragga-Jugle e Drum n´ Bass), dois MCs (Toasters) Russo e Papão, o técnico de som Regivan e conta com a estrutura de sistema de som com processadores de efeito, pick ups e mics.