O artista italiano Cesare Berlingeri terá suas obras expostas no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), a partir das 20h de amanhã (6), ficando em cartaz até o dia 2 de dezembro. Esta é a primeira vez que é realizada uma exposição das suas pinturas no Brasil.
A exposição do artista italiano apresenta o aprofundamento do diálogo que a arte brasileira mantém com a produção contemporânea italiana há mais de 50 anos. Para o ciclo de suas exposições no Brasil, Berlingeri criou, propositalmente, uma nova instalação de 21 telas dobradas, todas brancas e desenhadas de preto, que fluem da parede para outros planos inclinados.
Cesare Berlingeri começou a pintar com oito anos de idade. Seu trabalho consiste em dar dobramento às telas de seus quadros, propondo uma não-repetição e trazendo uma evolução artística própria. Suas dobras não produzem somente formas e volumes, mas são também bifurcações entre pinturas, esculturas e performances.
Segundo o artista, seu trabalho pode encontrar alguma semelhança com o barroco da Sicília, ilha banhada pelo Mar Mediterrâneo e localizada no sul da Itália, e não com o barroco romano de Bernini. “O barroco siciliano é uma linha que adentra de uma linha a outra, e assim para o infinito”, afirmou.