Amanhã e domingo (10 e 11), em Vitória da Conquista, serão oferecidas oficinas do projeto de dança EmComTato – prática e pesquisa em contato, improvisação e performance. Um dos contemplados pelo Edital de Apoio à Pesquisa e Projetos Artístico-Educativos de Dança da Fundação Cultural do Estado (Funceb), lançado em junho deste ano, o projeto aposta na espontaneidade e liberdade como forma de construção dos movimentos. As “aulas” serão ministradas no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.

A idealização do projeto EmComtato baseia-se no Contato Improvisação (CI). Surgida nos Estados Unidos da América na década de 70, esta nova proposta de investigação em dança propunha a quebra da rigidez dos movimentos e do controle absoluto sobre o corpo. Tendo o dançarino e coreógrafo Steve Paxton como um de seus mentores, o CI articula contato corporal, peso e fluência a fim de questionar padrões estéticos pré-definidos e aceitos.

O CI permite ao corpo trabalhar suas inteligências múltiplas na presença e proximidade do outro. “Queremos mostrar que a dança não é somente um caminho traçado por corpos ideais, de movimentos perfeitos. O corpo deve ser um aliado nos momentos de descoberta, experiência e construção de idéias, em um espaço de pesquisa e consciência”, ressalta o coordenador do projeto e instrutor das oficinas em Vitória da Conquista, Hugo Leonardo.

Leonardo é licenciado em Dança pela Universidade Federal da Bahia e mestrando no Programa de Pós Graduação em Dança na mesma universidade. Integra o Núcleo de Criação do Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança, dirigido por Ivani Santana e Grupo X de Improvisação em Dança desde 2002.

Dançarinos, pesquisadores em dança ou simplesmente pessoas com boa disposição física podem participar das oficinas do projeto EmComTato, de acordo com Hugo Leonardo. As inscrições estarão abertas até sábado e podem ser feitas pessoalmente no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima ou pelo telefone (77) 3424-3006 ou 3424-4527.