Histórias da África é uma coleção de curtas-metragens que focam vários aspectos do problema da Aids no continente, realizados por cineastas africanos de renome internacional, a partir de idéias de jovens da África Ocidental. As obras são comoventes e traduzem bem o modo de ser deste povo, que também transforma sua produção cultural em peças cinematográficas muito divertidas, com mensagens que transmitem esperança e otimismo.
Em cartaz de amanhã (30) a domingo, na Sala Alexandre Robatto, em sessões às 15h, 17h30 e 20h, com entrada gratuita, a mostra foi organizada pela Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas) da Fundação Cultural do Estado, a partir da coleção de DVDs que está sendo disponibilizada pela Associação de Apoio a Pessoas com HIV/Aids, via Consulado Geral de Portugal em Salvador.
E vem bem a calhar nesta ocasião, em que, por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), para mobilizar as pessoas em todo o mundo na luta contra o HIV/Aids, se estabeleceu 1º de dezembro como o Dia Mundial de Combate à Aids.