Recital de literatura de cordel e poemas, exposição e oficina de hip-hop e rap, oficinas de criação literária, contação de histórias infantis e mesa redonda. Essas são algumas das atividades que serão realizadas na Jornada de Literatura, amanhã (1), das 8h30 às 17h30, no Colégio Municipal Eurídes Santana, em Lauro de Freitas.

A iniciativa é da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Fundação Pedro Calmon, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Centro de Cultura de Lauro de Freitas (CCLF).

Na abertura do evento, com a presença da prefeita Moema Gramacho, o Grupo Bambolê fará uma encenação do folguedo Burrinha e outros ligados, principalmente, à cultura nordestina. Em seguida, acontecerá um painel sobre “Diversidade e Identidades no Município de Lauro de Freitas”, com a participação do professor Emanuel Paranhos, historiador laurofreitense, Ana Luzia Almeida Santos, secretária geral da Federação Nacional do Culto Afro-brasileiro, Wakay, representante da reserva indígena do Quingoma, Raimundo Neves, presidente do Bloco Afro Bankoma e diretor-presidente da Sociedade São Jorge da Goméia (sociedade civil do tradicional terreiro Mãe Mirinha de Portão), a escritora e artista plástica Débora Fontes e o jornalista Hamilton Vieira, coordenador do CCLF.

À tarde, crianças, a partir de 5 anos, adolescentes, jovens e adultos de várias faixas etárias participarão das oficinas Contação de História, coordenada pelo arte-educador, Tonny Ferreira, Criação Literária, orientada pela escritora Graça Câmara, Literatura de Cordel, pelo cordelista Antônio Carlos Barreto, Criação Literária em Poesia, Reijane Silva, graduanda em Letras pela Ufba, e de Hip-Hop e Rap, conduzida por Joelson dos Santos (Sinho) e por integrantes da Posse de Conscientização e Expressão (PCE).

Após o encerramento das oficinas será realizada uma mostra do que foi criado em cada grupo de trabalho. Duas declamadoras de poemas de Lauro de Freitas participam também da mostra – Reijane Silva, estudante de Letras da Ufba, e a poetisa popular, Arlinda Santos.