Na Bahia, o crescimento dos pequenos produtores deve acontecer de maneira integrada com os grandes empreendimentos. A diretriz é parte do macro objetivo do plano estratégico do governo estadual, que prevê o desenvolvimento econômico sustentável da Bahia e tem como eixos o desenvolvimento social com equidade (priorizando saúde e educação), a produção e o crescimento com reprodução (geração de emprego e renda). O tema foi abordado hoje (6), na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), em São Paulo, pelo secretário do Planejamento, Ronald Lobato, no primeiro painel de debates do evento “Bahia – Abrindo as Velas do Saveiro”.

Sob o título “Estratégia de Desenvolvimento e Plano de Ação PAC-Bahia”, o secretário falou das diretrizes sócio-econômicas do PPA 2008-2011, que prevê investimentos de R$ 18,5 bilhões, 58,7% dos quais reservados para a área social. ?As diretrizes estão sendo concretizadas através de programas e ações e incluem a preocupação do governo de promover a integração da Bahia com a economia global e nacional, através de investimentos como a Ferrovia da Integração Oeste-Leste?, explicou Ronald Lobato, afirmando que a intenção é transformar a Bahia em um portal de integração com o Brasil e o mundo.

Segundo o secretário, para tocar o desenvolvimento do estado entre 2007 e 2011 serão investidos mais de R$ 19 bilhões, somando-se ações do governo estadual, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e do Programa Nacional Logística e Transporte (PNLT).

Os projetos incluem desde obras de grande porte na área de infra-estrutura e logística, até ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do semi-árido e da Região Metropolitana de Salvador (RMS), prioridades territoriais do Governo da Bahia. No semi-árido, o foco é a agricultura familiar a partir do estímulo aos arranjos sócio-produtivos (ovinocaprinobovinocultura, sisal, bionergia), visando o acúmulo de riquezas.

Para a RMS, as projeções são ambiciosas e incluem a ampliação da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), a construção da Via Expressa do Porto de Salvador, a revitalização do sistema ferroviário, a implantação do Parque Tecnológico, a implantação do trem magnético, visando a complementação do sistema metroviário de Salvador através da ligação com a rodoviária de Salvador, a avenida Paralela e o município de Lauro de Freitas.