Já estão disponíveis no Banco do Brasil R$ 1,25 milhão, recursos creditados pelo Ministério da Educação, via Secretaria de Ensino Superior (Sesu), em favor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A verba será aplicada pela universidade na implantação do Instituto Nacional de Pesquisas e Análises Físico-químicas (Ipaf), que será um centro de referência em ciências analíticas.
O centro compreende um projeto de grande envergadura, em termos de recursos financeiros e avanço científico-tecnológico, e tem suporte do governo estadual, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), e do governo da França (CNRS), em convênio com a Uesc.
Com sua implantação, ele abrirá uma nova perspectiva no desenvolvimento científico-tecnológico e econômico da Bahia e do Brasil, através da oferta de serviços qualificados de certificação de compostos orgânicos e inorgânicos.
Será também de interesse para a preservação ambiental e o desenvolvimento agrícola e industrial, bem como para o setor de exportação de produtos agrícolas e matéria-prima para a Comunidade Econômica Européia, os Estados Unidos e outras comunidades internacionais. Terá ainda função importante na formação de especialistas de alto nível em instrumentação de qualidade.