A partir deste domingo (11), todas as universidades públicas baianas se unem para debater a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência. É que, até a próxima terça-feira (13), no Centro de Convenções da Bahia, acontece o I Congresso Baiano de Educação Inclusiva (CBEI).

O congresso pretende reunir pesquisadores e estudiosos da educação de pessoas com necessidades especiais, oriundos de diversas áreas do conhecimento e regiões do estado.

A programação do congresso conta com palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, além de relatos pessoais e profissionais de pessoas envolvidas com a luta pelos direitos dos deficientes.

As inscrições podem ser feitas no site do encontro, com o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento das taxas de inscrição, que variam de R$50, para estudantes, e R$100, para profissionais. O pagamento deve ser feito no Banco do Brasil, agência 3832-6, conta corrente 603354-7.

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está presente na programação oficial do evento com a participação das professoras Jaciete Barbosa, Ednalma Oliveira Bastos, Cláudia Paranhos e Patricia Carla Correia.

Amanhã, serão lançados três trabalhos da Uneb: o CD Mar de Histórias, do professor Silvio Carvalho (Campus II); o documentário Lendo Vozes, da professora Luciene Silva (Campus I) e a revista Educação e Contemporaneidade – Revista da Faeeba, nº 27 (jan/jun 2007).

A professora Jaciete coordena, no dia 12 de novembro, a mesa temática Movimentos Sociais. No mesmo dia, a professora Ednalma compõe a mesa. A pesquisa sobre Educação Especial nas universidades públicas do estado da Bahia.

Já no dia 13, a Uneb volta a participar do evento, através da professora Cláudia Paranhos, que estará a frente da mesa Família e Inclusão.

Segundo a professora Ana Batista, coordenadora do Núcleo de Educação Especial (Nede) da Uneb, é muito importante que as universidades estejam discutindo estes temas. “Estamos precisando ampliar o debate nesta área e divulgar as pesquisas que colocam este tema em pauta”, afirma.

A organização do evento também conta com a participação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Salvador (SMEC).

Além da Uneb e das secretarias, o congresso também é organizado pelas universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste Baiano (Uesb), e de Santa Cruz (Uesc), além das universidades federais da Bahia (Ufba) e do Recôncavo Baiano (UFRB).