O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, está promovendo o curso de Aperfeiçoamento em Educação e Convivência com o Semi-árido Brasileiro, para debater políticas públicas para a região. O evento é uma parceria com a Rede de Educação do Semi-árido Brasileiro (Resab) e Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).
O curso teve início no dia 20 de outubro e já contou com as palestras História do semi-árido brasileiro e Formação continuada de professores na perspectiva da Educação para a Convivência com o Semi-árido.
O curso ainda terá três palestras, dias 10 e 24 deste mês e 8 de dezembro: Educação no campo e perspectivas de reorientação curricular, com o professor Edmerson dos Santos Reis; O Livro didático conhecendo o Semi-árido Brasileiro e a construção de materiais didáticos contextualizados, com a professora Cláudia Antunes Lins; e Desenvolvimento sustentável e Segurança Alimentar no Semi-árido Brasileiro, com a professora Luciana Nóbrega.
“Aprender a conviver com o ambiente que o cerca e estabelecer políticas públicas para a melhoria da região é o que nós buscamos com este curso. O Semi-árido tem os piores índices de desenvolvimento social e humano, precisamos mudar este quadro”, afirma Edmerson, coordenador do projeto.
Segundo ele, o objetivo principal é promover a disseminação dos referenciais teóricos práticos da Resab e das demandas do Semi-árido no que diz respeito à educação, tecnologias de convivência e a construção de um projeto de desenvolvimento sustentável para o Semi-árido Baiano.