Com o objetivo de discutir os saberes e práticas das populações afro-brasileiras no recôncavo, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb) e a Prefeitura de Santo Antonio de Jesus, promovem, de hoje (19) a sexta-feira (23), o Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo.

Com o tema "Santo Antônio Negro: ConsCiência e Culturas", a proposta do fórum é fomentar discussões, reflexões e atividades que se consolidem como importante instrumento político e reivindicatório inerente à situação do negro no país.
Segundo Denílson Lessa, coordenador do evento e do Laboratório de Cultura Negra do campus V da Uneb, em Santo Antonio de Jesus, o evento vai reunir cientistas para analisar as alternativas e os caminhos adequados para o estabelecimento de uma verdadeira política de cidadania. “Não da exclusão, mas, sim, da inclusão social, econômica e, principalmente, racial”, esclarece.

Entre os destaques da programação, está a participação do pró-reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da Uneb, Wilson Mattos, que vai discutir a importância do negro na Bahia, na conferência ConsCiência e Culturas.
Além dele, a professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Marise de Santana, vai debater o valor do legado africano em nossa civilização. 

Dia da Consciência Negra

O Fórum celebra, hoje, o 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. “Vamos rediscutir conceitos como cultura, racismo, etnia e ações afirmativas num contexto em que se confere voz aos representantes da academia e também aos representantes das comunidades negras, no intuito de contemplar, através do diálogo, a diversidade de formas de produção de saberes e conhecimentos”, destaca Lessa.