Entre sábado (24) e 1º de dezembro, uma grande jornada de história e cultura vai mobilizar os moradores de Euclides da Cunha, no sertão baiano. É que o 10º Congresso Os Sertões e a 9ª Semana Cultural promovem uma série de atividades artísticas, debates, palestras e visitas a marcos históricos de um dos maiores movimentos revolucionários do país, a Guerra de Canudos.

A iniciativa é uma realização da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), via Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, do Campus XXII, em parceria com a Associação Cultural Euclides da Cunha, que vem desenvolvendo há mais de 10 anos um importante trabalho social na região.

Além das atividades culturais, os eventos terão a participação de diversos pesquisadores de todo o país. Entre debates e palestras, os estudiosos terão a oportunidade de transmitir o conhecimento sobre a história da região aos moradores locais.

A proposta é levar os participantes dos encontros para as cidades de Monte Santo, Uauá e Canudos e aos povoados de Maceté e Maçacará. A abertura acontece no sábado, a partir das 22h, com o show de Adelmário Coelho, além de grupos musicais locais.