ASCOM/Uneb

No mês em que é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, a Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB) promove o I Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (CBPN). O evento será realizado de hoje (15) até sábado (17), na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador.
Em sua primeira edição, o evento de caráter multidisciplinar vai congregar diversos pesquisadores de todo o estado, entre eles estudantes e professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
De acordo com o presidente da APNB, Wilson Mattos, pró-reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da Uneb, o congresso tem o objetivo de implementar ações que promovam a participação efetiva nos debates sobre temas significativos para a sociedade brasileira, a exemplo das relações étnico-raciais e questões de afrodescendência.
A comissão científica do CBPN registrou mais de 350 inscrições. Graduandos, graduados, mestres e doutores terão espaço no evento marcado na sua programação por de sessões de comunicação, mesas-redondas e apresentação de pôsteres.
Com o tema Políticas públicas e populações negras: ações afirmativas, raça, gênero e culturas, o encontro irá produzir anais fruto dos trabalhos submetidos à aprovação da comissão científica.
Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), o evento traz os seguintes grupos temáticos norteadores: Gênero e Raça: Desafios e Representações; Desenvolvimento Humano e Racismo; Ações Afirmativas; Culturas, Africanidades e Etnia; Populações Negras e Tecnologias; e Oficinas de Arte e Cultura.