Serão premiados, no dia 23, os vencedores da terceira edição do Prêmio Petrobrás de Tecnologia. Entre os trabalhos premiados, na área de Tecnologia de Energia, está o Uso da Glicerina Bruta na Produção de Biogás: aspectos tecnológicos, ambientais e ecológicos, de autoria da engenheira agrícola e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Sabine Robra, pesquisa orientada pela professora e doutora em química inorgânica, Rosenira Serpa da Cruz, ambas da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc.
O trabalho desenvolvido pelas pesquisadoras tem em vista a possibilidade de um aumento na oferta de glicerina, que é um co-produto originado do processo de transesterificação das gorduras vegetais e animais na produção de biodiesel, face ao programa nacional de produção e uso deste combustíel, lançado pelo Governo Federal. Uma das alternativas para o aproveitamento desse resíduo, a produção de biogás, com vistas à geração de energia.
A cerimônia de premiação será no salão nobre do edifício sede da empresa, no Rio de Janeiro, onde as pesquisadoras e a universidade serão homenageadas.