O projeto "A caminho dos sertões de Canudos", da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), promove, hoje (8) e amanhã, o II Seminário José Calasans, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), em Salvador.
Falecido em maio de 2001, Calasans é, ainda hoje, a maior referência sobre a história nordestina. Entre outros títulos, ele foi vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e professor emérito da Uneb, além de ser grande conhecedor dos estudos de Canudos e Antonio Conselheiro.
“Quem resolver se debruçar sobre a história oral brasileira, sobre os contos do sertão e, principalmente, sobre os documentos da Guerra de Canudos, com certeza vai encontrar o nome do professor e historiador sergipano José Calasans”, avisa o coordenador do evento, professor Roberto Dantas. Dantas também está à frente do projeto A Caminho dos Sertões de Canudos, juntamente com o professor Sérgio Guerra.
O seminário, que tem entrada franqueada ao público, conta com apoio do IGHB e de sua presidente Consuelo Pondé de Sena, que é consultora do projeto e uma das coordenadoras do seminário.