A comunidade acadêmica vai eleger amanhã (28) o reitor e o vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Disputam a eleição a chapa 1, com José Valter Alves da Silva (candidato a reitor) e Pedro Lopes Marinho (vice); a chapa 2, com Lourice Hage Salume Lessa (candidata a reitora) e Ângela Van Erven Cabala (vice), e a chapa 3, com Antônio Joaquim Bastos da Silva (candidato a reitor) e Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro (vice).
Professores, alunos e servidores técnico-administrativos vão votar em 15 sessões espalhadas pelo Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, no bairro Salobrinho, das 8 às 21h.
Segundo a Uesc, esta será a primeira eleição onde os votos dos professores, estudantes e servidores técnico-administrativos têm peso igual. A Resolução 05/07, que estabeleceu a paridade eleitoral, foi aprovada na 27ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consu) e em maio deste ano definiu que os votos do Colégio Eleitoral da Uesc, composto pelos seus corpos docente e discente e servidores técnico-administrativos, passam a ter peso igual de um terço.
Até a última eleição, os votos dos professores tinham um peso de 70%, os dos alunos de 15% e os dos servidores técnico-administrativos de 15%.