Trinta e quatro trabalhos de pesquisa, desenvolvidos por pesquisadores e alunos de iniciação científica da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), foram avaliados esta semana pelos comitês interno e externo de avaliação, no XIII Seminário de Iniciação Científica e 9ª Semana de Iniciação Científica.
Tendo como tema A Pesquisa na Uesc, esses eventos promovem a interação e a divulgação das atividades de pesquisa desenvolvidas na instituição, além da discussão de temas relevantes no cenário científico-tecnológico. Mas, sobretudo, permitem um balanço do que foi realizado até o momento e do que ainda precisará ser feito para a consolidação da pesquisa na instituição.
Contando com o suporte financeiro e incentivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a Uesc tem crescido gradualmente no que se refere à pesquisa institucional, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Atualmente, mais de duas centenas de projetos de pesquisa estão iniciados ou em andamento. Esse desempenho tem colocado, nos últimos quatro anos, a instituição em destaque no cenário do estado da Bahia.