Os reitores das universidades estaduais de Feira de Santana, José Carlos Barreto, e da Uesb, Abel Rebouças São José, participam até sábado (10), em Portugal, do II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação à Distância e Online. O convite foi feito pelo reitor Carlos Reis, da Universidade Aberta de Lisboa, promotora do evento. No colóquio, será assinado Protocolo de Cooperação Acadêmica e Científica entre as universidades.
O protocolo prevê o incentivo e o desenvolvimento de cooperação, abrangendo a realização de estudos e pesquisas conjuntas, intercâmbio de professores e alunos da graduação e da pós-graduação, além da promoção de atividades que fortaleçam e divulguem as culturas brasileira e portuguesa.
Fruto do Tratado da Amizade, Cooperação e Consulta firmado pelos dois países por ocasião das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, em 2000, em Porto Seguro, o protocolo também prevê o reconhecimento mútuo de graus e títulos conferidos pelas instituições.
Neste colóquio (o primeiro aconteceu em setembro do ano passado, em Salvador) participam também representantes da Uesc e da Uneb. A programação completa do evento pode ser consultada pelo site da Universidade Aberta de Lisboa (www.univ-ab.pt/eventos/coloquio_lusobras).