A participação da Bahia na segunda etapa das Olimpíadas Escolares, com alunos entre 15 e 17 anos, em João Pessoa, na Paraíba, resultou em três conquistas: medalhas de prata e bronze na natação e prata no futsal feminino.

Na primeira etapa da competição, envolvendo alunos de 12 a 14 anos, em Poços de Caldas (Minas Gerais), a Bahia conquistou cinco medalhas: duas de ouro, uma de prata e duas de bronze. O pódio foi de três atletas do judô e um do atletismo, que ganhou duas medalhas.

Na Paraíba, as medalhas de prata e bronze na natação foram conquistadas por Moyra Wanderley, do Colégio Mendel Villas (medalha de prata nos 100×400 livres femininos e bronze no revezamento), enquanto Maurício Torres, do Colégio Pleno, levou medalha de prata nos 200 medley.

A equipe do revezamento feminino foi formada por Yandra Marques (Colégio Gênesis de Feira de Santana), Moyra Wanderley, Michelle Wanderley e Fernanda Góes (Mendel Villas), ganhando a medalha de prata. Aline Magalhães (Colégio São José) levou medalha de prata nos 100 metros nado/costas. A competição foi realizada na Vila Olímpica de João Pessoa.

Outro destaque da Bahia nas Olimpíadas Escolares foi a equipe feminina de futsal, formada pelas alunas do Colégio Municipal Idalina Dourado (cidade de João Dourado), que conquistou a medalha de prata, perdendo na final para a Paraíba por 3×0.

Nesta modalidade, a Bahia ganhou por 4×0 do Amazonas, venceu o Piauí por 2×0 e na semifinal, contra o Mato Grosso do Sul, ganhou por 2×1. O futsal feminino baiano passa a disputar, no próximo ano, a divisão especial com as equipes da Paraíba, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Presença de 25 estados

Participaram das Olimpíadas Escolares, realizadas pela primeira vez no Nordeste, 3.600 estudantes na faixa dos 15 a 17 anos de 25 estados brasileiros, de 800 escolas públicas e privadas e mais a participação de 150 voluntários selecionados para colaborar com a organização da competição.

Da Bahia, foram envolvidas escolas da rede pública e da rede privada e seguiram para a Paraíba alunos de Salvador e do interior de 19 colégios particulares, 18 estaduais, três municipais e dois federais, dentre eles o Militar de Salvador, o João Florêncio Gomes, o Isba, o Salesiano, o Cefet e o Grupinho Ilha de São João.