A candidatura de Salvador como umas das subsedes da Copa de 2014, a profissionalização do esporte, a geração de emprego e renda, e o poder de inclusão e transformação que o esporte proporciona, foram os assuntos de destaque na abertura do I Simpósio Estadual de Esporte e Lazer, hoje (9), no auditório do Colégio 2 de Julho, no Garcia.
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, afirmou que a vinda da Copa para Salvador vai trazer uma série de benefícios para a cidade. “É necessário investimento em infra-estrutura urbana, meio ambiente, segurança pública e transporte”, disse Vasconcelos.
O estádio onde vão ser realizados os jogos foi outro assunto abordado pelo secretário. “Temos três opções, a reforma da Fonte Nova, a demolição e reconstrução do estádio e a construção de um novo estádio, sendo que esse último está orçado em R$ 360 milhões”, explicou.
A prática esportiva como inclusão social e o poder de integração do esporte foram ressaltados pela presidente da Comissão de Turismo e Esporte da Câmara dos Deputados, deputada Federal Lídice da Mata. Ela informou que a bancada de deputados baianos da Câmara pleiteia para o próximo ano, junto ao Governo Federal, R$ 25 milhões para investimento na área esportiva.
O presidente eleito do Conselho Regional de Educação Física, Paulo César Vieira Lima, disse que a construção de propostas de políticas públicas voltadas para o esporte na Bahia deve valorizar o profissional de educação física.
Realizado pela Setre, por meio da Coordenação de Esporte, o simpósio continua até amanhã e “vai discutir com os segmentos ligados ao esporte, a formulação de uma política econômica para a área”, informa o coordenador de Esportes da secretaria, Weslen Moreira. A intenção é que ao final do simpósio seja elaborado um documento com propostas para definição das políticas econômicas para o esporte na Bahia.
Serão discutidos no evento, temas como “Mercado de Trabalho para o Profissional do Esporte – o estágio, sua realidade e novas oportunidades”, “A Cadeia Produtiva do Esporte”, “O Esporte no Perfil dos Municípios Brasileiros e Leis de Incentivo Federal e Estadual”. A intenção é que ao final do simpósio seja elaborado um documento com propostas para definição das políticas econômicas para o esporte na Bahia.
Presentes na mesa de abertura do evento, a deputada federal Alice Portugal, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Valdenor Cardoso, o secretário de Esportes de Salvador, Acelino Popó Freitas, o diretor Geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares (Bobô). Participam do simpósio profissionais e estudantes de educação física, dirigentes de federações desportivas, prefeitos e secretários dos municípios baianos, atletas e empresas que fazem parte do programa FazAtleta.