O Governo do Estado vai investir R$ 366 mil na construção de equipamentos esportivos em dois municípios. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por intermédio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), assinou hoje (23) mais dois convênios contemplando Pintadas, onde será construída uma quadra poliesportiva no povoado de Raspador, e Senhor do Bonfim, primeira cidade do interior baiano a ganhar a piscina pública na atual gestão.

A assinatura dos convênios aconteceu no gabinete do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, com a presença do diretor geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô), e dos prefeitos de Senhor do Bonfim, Carlos Alberto Lopes Brasileiro, e de Pintadas, Valcyr Almeida Rios.

A Sudesb vai encerrar o ano de 2007 com o dobro de obras em andamento. “Estes equipamentos chegam para ajudar a reduzir o grande déficit na infra-estrutura esportiva”, lembra o secretário Nilton Vasconcelos. “Estamos apenas esquentando os motores para 2008, quando as obras devem se multiplicar”, adianta.

A quadra a ser construída em Pintadas terá área de jogo de 28 x 15, arquibancadas com três degraus, iluminação artificial e alambrado padrão. Duzentas crianças do município estão inscritas no Programa Segundo Tempo, do governo federal. “A gente tem incentivado e divulgado a prática esportiva em Pintadas”, ressalta o prefeito Valcyr Rios. “Este tipo de equipamento servirá para revelar novos talentos no esporte”, aposta.

A construção da piscina semi-olímpica em Senhor do Bonfim marca o início de uma nova etapa do fomento ao esporte amador baiano. A piscina a ser instalada ao lado do Estádio Municipal Pedro Amorim, na sede no município, terá as dimensões 25 x 12,5, gradil, casa de bombas e arquibancadas.

“Há mais de dez anos não recebíamos investimento desse nível para a melhora do esporte na nossa cidade. A piscina semi-olímpica é um marco na nossa história, principalmente se considerarmos que Senhor do Bonfim é um celeiro de bons atletas em diversos esportes. Acredito que só faltava este equipamento esportivo para também revelarmos grandes nadadores”, diz o prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro.

O fato de a piscina ser instalada ao lado do estádio é estratégico para a construção de uma pequena Vila Olímpica na cidade. “Vamos instalar as Escolinhas de Esportes da Sudesb com o objetivo de trabalhar com pessoas com deficiência, idosos, crianças a partir de 7 anos e jovens”, disse o diretor da Sudesb, Raimundo Nonato.