A Baía de Todos os Santos foi tomada, na manhã de hoje (29), por velas abertas de 15 máquinas de regatas. Foi a largada da regata B to B, da Bahia à Bretanha (França).

Um desafio para os barcos e seus timoneiros (skippers profissionais) que, solitários e sem contar com apoio durante a travessia, vão dispor apenas da capacidade em solucionar os problemas que devem ocorrer durante as duas semanas de regata, como ventos alternados, especialmente na linha do Equador, que divide os dois Hemisférios.

As embarcações partiram do Iate Clube da Bahia, com o Gitana 80 em primeiro seguido do Safran e do Foncia. A uma velocidade média de 11 nós, a previsão de chegada a Port La Foret (sudoeste da França) é de 15 dias.

A região da Bretanha foi identificada como um território para o desenvolvimento de atividades náuticas há muito tempo. Situada numa área de 2500 quilômetros de costa e praias, possui 800 ilhas com 100 ancoradouros, capacidade para receber 60 mil embarcações, injetando 50 milhões de Euros em negócios relacionados com a atividade náutica.

A Transat B to B se constituí numa oportunidade para dar visibilidade à região, graças à exposição na mídia com a cobertura da competição.