A Coordenação Central de Licitação da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) realizará, entre os dias 5 e 7 de dezembro próximo, o Curso de Formação de Pregoeiros com o objetivo de ampliar o número de servidores capacitados para atuar como condutores de pregões realizados pelos órgãos governamentais do Estado.
O curso será ministrado das 8h30 às 12h, na Universidade Corporativa da Sefaz (Rua Cristiano Buys, perpendicular à Avenida Barros Reis). Serão oferecidas 40 vagas e os órgãos interessados em inscrever servidores podem entrar em contato pelo telefone (71) 3115-5109 ou e-mail ucs@saeb.ba.gov.br.
A capacitação é destinada aos servidores públicos estaduais que atuam na área de compras, licitações e contratos, e que têm habilidade para negociar. A finalidade é capacitar e preparar o servidor para atuar como mediador no pregão, modalidade responsável por imprimir mais transparência e agilidade nas compras públicas. O evento é resultado de parceria entre a Coordenação Central de Licitação (CCL) e a Diretoria de Desenvolvimento (DDE), por meio da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS).
Com carga horária de 20h o curso será ministrado pelo coordenador da Comissão Permanente de Licitação da Secretaria de Planejamento, Gustavo Moris, com aulas teóricas e práticas e simulação de pregão eletrônico e presencial.
O certificado de habilitação permitirá que o servidor atue como pregoeiro, coordenando os trabalhos do pregão. Esta modalidade de compra funciona por meio de sessão pública, presencial ou em uma sala virtual de chat na internet (chamada pregão eletrônico), reunindo as empresas interessadas em fazer negócio com o estado. Na disputa pela oferta do menor preço, as empresas dão lances como em um leilão reverso.