Com a liberação da última parcela do reajuste concedido em maio ao funcionalismo público estadual, o Governo do Estado conclui a equiparação do vencimento-base de servidores e pensionisitas com o salário mínimo. Com isso, o governador Jaques Wagner honra a promessa de campanha de realizar a equiparação dos salários dos servidores,que estavam há um ano e sete meses com os pagamentos abaixo do salário mínimo.
“Essa foi uma conquista formulada na Mesa Central de Negociações, com a intervenção efetiva do servidor público, o que vem confirmar o caráter participativo da atual gestão”, destaca o secretário da Administração Manoel Vitório. Ele acrescenta, ainda, que o valor do aumento foi estudado de forma responsável para garantir a segurança do pagamento. “Chegamos ao nosso objetivo, a equiparação com o salário mínimo, através de um ganho salarial consistente para o servidor e viável para os cofres públicos”.
Neste mês, o Governo do Estado paga a última parcela do reajuste de 17,28%, que foi liberado em três etapas: a primeira parcela de 3,30%, em maio, e mais duas parcelas de 6,99% cada, em julho e novembro. Com a liberação da última parcela, o acréscimo foi da ordem dos R$ 13 milhões na folha de pagamento do serviço público estadual.
A equiparação salarial contemplou cerca de 149 mil servidores, entre ativos e inativos, que estão na base do funcionalismo público estadual, o que significou reajustes entre 6% e 17,28%. Para as faixas salariais que não têm o impacto da equiparação, o reajuste foi de 4,5%, também pago em parcelas.