Até sexta-feira (30), servidores e pensionistas estaduais contarão com horários especiais de atendimento para validar suas contas abertas no Banco do Brasil, das 8 às 18h. Quem já realizou a abertura da conta poderá sacar o salário depositado, nesses mesmos horários. Participam do esquema de plantão as agências de Salvador e Região Metropolitana, Alagoinhas, Feira de Santana, Catu, Pojuca, Amargosa, Brumado, Caetité, Guanambi, Itapetinga, Jequié, Vitória da Conquista, Eunápolis, Ilhéus, Itabuna, Itamaraju, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Valença, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Seabra, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim.
Também até amanhã, excepcionalmente, eventuais problemas relacionados à utilização de senhas poderão ser resolvidos em qualquer agência do BB, quando o padrão é que a senha seja regularizada somente na agência em que o cliente possui a conta.
No mesmo prazo, quem regularizou a conta, mas não validou seu cartão magnético, poderá fazê-lo em qualquer agência, mediante apresentação de a carteira de identidade. Quem estiver sem cartão também poderá efetuar saques em todas as agências, somente até amanhã, apresentando documento de identidade. Entretanto, a orientação do Banco do Brasil é que a retirada do cartão seja feita o quanto antes, já que esta é uma ferramenta importante para evitar a ocorrência de fraudes.

Prazo final

O prazo para concluir a migração das contas para o Banco do Brasil será encerrado no dia 9 de dezembro. “Todos os servidores e pensionistas devem finalizar a abertura de suas contas até essa data porque, a partir de dezembro, os salários serão depositados, impreterivelmente, no Banco do Brasil”, informa Robson Carvalho, diretor de Administração de Recursos Humanos da Saeb. De um total de 250,6 mil servidores estaduais, mais de 214 mil já regularizaram a nova conta, restando cerca de 36 mil pessoas ainda sem concretizar a migração.
Mais informações na Central de Atendimento do Banco do Brasil, pelos telefones 4004-0001 (capital) e 0800-729-0001 (demais localidades). Ao ligar para qualquer um destes números, o servidor ou pensionista deve digitar a opção 8, e em seguida a opção 1.
Para concluir a migração é preciso, inicialmente, realizar a consulta do número e endereço da agência através do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Em seguida, basta dirigir-se ao local indicado para validar a conta, fazer o registro de senhas e a assinatura de contrato. Os documentos necessários são: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, certidão de casamento (se for o caso) e cópia do último contracheque. Como comprovante de residência, será aceita uma das contas de água, luz ou telefone fixo, emitida em qualquer dos últimos três meses no nome do servidor ou pensionista.

Conta no interior

As contas no Banco do Brasil foram abertas segundo o critério de proximidade com a agência do Bradesco onde o servidor recebia o seu salário. “Há casos em que o servidor ou pensionista possuía conta no interior e transferiu residência para Salvador. Nessas situações, é possível validar a nova conta em qualquer agência do Banco do Brasil, bastando solicitar ao banco o envio de seu cartão para a nova agência”, explicou Robson.
Ele acrescenta que, segundo orientação do BB, “também é possível abrir uma nova conta em qualquer agência do banco e informar esses dados através da coordenação de recursos humanos de seu órgão ou diretamente à Saeb, através do telefone 3115-3135”.
O passo-a-passo completo para realização de saques nas agências e terminais eletrônicos do Banco do Brasil já está disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). O banco também está distribuindo folders ilustrativos do processo nos principais pontos de circulação de servidores do Estado.