Servidores e pensionistas do Estado já podem consultar no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) a listagem das agências do Banco do Brasil às quais devem dirigir-se para efetivar suas novas contas-correntes. Já este mês, cerca de 250,6 mil funcionários públicos, entre ativos, inativos e pensionistas passarão a receber seus salários e benefícios através do BB, de acordo com contrato firmado com o Governo do Estado.

A consulta é simples e basta ao servidor informar o CPF para ter acesso à informação. O banner no Portal do Servidor direciona para uma página do próprio BB com todas as informações sobre a migração das contas do funcionalismo público.

Caso o CPF não seja encontrado durante a consulta, o servidor é orientado a procurar o Banco do Brasil de sua conveniência, munido de cópia e original do documento de identidade, CPF, comprovantes de renda do Estado ou de outras fontes de emprego (se houver), e de residência (recente e em nome do correntista).

A ferramenta de comunicação intensifica a campanha de orientação para o servidor, que a partir do dia 10, terá horários exclusivos de atendimento para efetivar suas contas. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas na Central de Atendimento do Banco do Brasil, pelos telefones 4004-0001 (capital) e 0800-729-0001 (demais localidades).

Ao ligar para qualquer um destes números, o servidor ou pensionista deve digitar a opção 8, e em seguida a opção 1 para receber as orientações desejadas. Os servidores e pensionistas também serão avisados da abertura de sua conta-corrente por carta e através de campanha nos principais veículos de comunicação.

Após conferir a agência no Portal do Servidor, o próximo passo é encaminhar-se à mesma para realizar a regularização da conta, o registro de senhas e a assinatura de contrato. Quem já possuir conta-corrente individual e ativa no banco está dispensado do processo: o salário será depositado automaticamente em sua conta a partir de novembro.

Atendimento especial

Entre os dias 10 a 25 de novembro, o Banco do Brasil terá horários exclusivos de atendimento para efetivação das contas. Na capital, os servidores e pensionistas contarão, além do expediente bancário convencional (das 10h às 16h), com um horário especial de atendimento nas agências do BB, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h e das 16h às 18h.

Há também a opção do atendimento em plantões especiais que ocorrerão nos finai de semana, estabelecidos por ordem alfabética: quem tem nomes com iniciais de A a F será atendido nos dias 10 e 11; para as iniciais de G a M, o plantão acontece nos dias 15, 17 e 18; já o final de semana de 24 e 25 ficará para iniciais de N a Z. No interior, o horário será estendido em uma hora nos dias úteis em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro e Barreiras.

Os documentos necessários são Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, certidão de casamento se for o caso, e cópia do último contracheque. Como comprovante de residência, será aceita uma das contas de água, luz ou telefone fixo, emitida em qualquer dos últimos três meses no nome do servidor ou pensionista.

CPF deve estar em dia

O servidor ou pensionista que após consulta através do Portal ou notificado em carta e estiver com o CPF inválido no seu setor de Recursos Humanos deverá comparecer à Caixa Econômica Federal, a uma agência dos Correios ou ao Banco do Brasil para resolver a demanda. Regularizando o CPF, o número correto deverá ser informado através do Telefone (071) 3115-3135 para registro no Sistema de Recursos Humanos do Estado. Após decorridos 5 dias úteis , deverá comparecer Banco do Brasil para regularização da sua conta.

Até que seja implantada uma agência do Banco do Brasil no Centro Administrativo da Bahia, cinco postos atenderão aos servidores/pensionistas que tinham conta na agência CAB (3571). Esses postos estão localizados na Secretaria da Administração (Saeb), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria da Educação (SEC), Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra) e Governadoria (a distribuição dos correntistas foi feita por ordem alfabética, de acordo com a tabela abaixo).

Na Bahia, o banco conta com 288 agências, além de 49 postos de atendimento avançado e 2.658 terminais de auto-atendimento. Para definir os locais das agências de cada servidor, o BB usou como critério a proximidade da agência Bradesco onde o funcionário recebia seu salário.

O Banco do Brasil já é responsável pelo pagamento dos 27 mil servidores da Secretaria da Saúde (Sesab) e passará a operar a conta de cerca de 250,6 mil funcionários públicos, entre ativos e inativos. Para os servidores e pensionistas, a principal vantagem da mudança é a isenção de tarifas de manutenção bancária durante seis meses.

Postos do Banco do Brasil no CAB

Posto Sefaz – Nomes com iniciais de A a C
Posto SEC – Nomes com iniciais de D a G
Posto Saeb – Nomes com iniciais de H a K
Posto Seinfra – Nomes com iniciais de L a M
Posto Governadoria – Nomes com iniciais de N a Z