Uma proposta de resgate da finalidade e da estrutura original do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), foi apresentada ao secretário do Planejamento, Ronald Lobato, por uma comissão de servidores do centro. O pleito sugere desde o reagrupamento do corpo técnico – hoje distribuído em três órgãos distintos – até a recuperação da finalidade do Ceped, que foi criado como fundação pública de direito privado, com a finalidade de realizar pesquisas científicas e tecnológicas visando o desenvolvimento do Estado.

Atualmente, o centro funciona de maneira considerada precária em sua sede, em Camaçari, além de dar suporte a alguns projetos de pesquisa de pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). “Queremos autonomia e independência para o Ceped, que já foi referência nacional e fora do país em termos de excelência em pesquisa”, afirma o coordenador da comissão dos servidores, Joselito Pereira da Luz, ressaltando a importância do Estado manter um centro de pesquisa tecnológica, que tem aplicação prática no mercado.

Na opinião do secretário Ronald Lobato, a proposta de resgate do Ceped está coerente com o plano estratégico do governo da Bahia, que prevê a articulação da base científica com a tecnologia aplicada ao desenvolvimento. Além dos gestores estaduais, os servidores querem sensibilizar a sociedade. Com esse propósito, capitanearam uma audiência pública para quinta-feira (29), às 14h, no plenarinho da Assembléia Legislativa.

Criado em 1969, o Ceped foi legalmente extinto em 2003, apesar do seu patrimônio e atividades terem sido transferidos para a Uneb em 1998. Em 2003, o centro foi recriado na estrutura da universidade através da lei 8.631 na condição de órgão suplementar.

O Ceped desenvolveu projetos importantes para a Casa da Moeda (extração de ouro e platina da escória de cobre da Caraíba Metais) e para a FAO (geléias, sucos e subprodutos de frutos tropicais). No programa de alternativas energéticas desenvolveu um importante projeto que resultou no dendê diesel, abrangendo o desenvolvimento de equipamento para micro usinas de dendê.

O trabalho voltado para o meio ambiente resultou na criação de duas importantes instituições do setor na Bahia: o Centro de Recursos Ambientais (CRA) e a Central de Tratamento de Efluentes Líquidos (Cetrel). Na área de construção civil foi desenvolvido um projeto de solo cimento, que resultou na redução do custo de construção de habitação e foi amplamente difundido e usado em outras regiões do país.