A expectativa da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) é de que 75 mil pessoas devem deixar a capital, pelo terminal rodoviário de Salvador, durante o feriado de 15 de novembro. Além dos 540 horários por dia, estão sendo disponibilizados outros 290 horários extras para os usuários do transporte intermunicipal. Os destinos mais procurados são as cidades de Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Valença, Lençóis, Cachoeira, Juazeiro, Feira de Santana e localidades do Litoral Norte.

A exemplo do ferry-boat, a Agerba colocará equipes de plantão, em regime de 24 horas, que atuarão na fiscalização dos ônibus e no atendimento aos usuários. A agência estadual recomenda aos usuários do sistema de transporte intermunicipal que evitem o transporte clandestino.

Os veículos clandestinos não oferecem segurança, pois não são vistoriados e em caso de acidente deixam os usuários sem qualquer cobertura de seguro. O número de acidentes nas estradas envolvendo o transporte irregular cresce em períodos de festas e feriados prolongados.

Para saber se um ônibus é do sistema regular e não clandestino, basta verificar se ele tem o selo e o número de ordem da Agerba, colocados sempre em locais visíveis da chaparia ou no interior, e o Certificado de Autorização de Tráfego (CAT). Além de não oferecer segurança, o passageiro que pega o ônibus clandestino nunca tem certeza de que vai chegar ao seu destino, já que em vários pontos das rodovias, a Agerba mantém blitzes com as Polícias Rodoviárias Federal e Estadual.

Reclamações podem ser feitas à Ouvidoria da Agerba, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas, através do telefone 0800 71 0800 (ligação grátis).