Depois de se encontrar com empresários da Petróleos de Portugal (Petrogal) em Lisboa, Portugal, ontem (7), o governador Jaques Wagner desembarcou hoje (8) em Barcelona, na Espanha, com o objetivo de atrair investimentos na áreas de turismo e imobiliária durante a 11ª edição do “Barcelona Meeting Point”.

Ano passado, Jaques Wagner participou do “Barcelona Meeting Point” e conseguiu atrair um grande investimento para a Costa de Camaçari, do grupo espanhol Meliá. Este ano, a Bahia está sendo homenageada e a ida do governador reforça o interesse do Estado em atrair investimentos para gerar mais empregos.

Durante o evento, o governador tentará convencer os empresários espanhóis a realizar a 12 ª edição do “Barcelona Meeting Point” em Salvador. Hoje, a comitiva baiana, formada por secretários de governo, participou do seminário “Live & invest in Brazil”, almoçou com empresários espanhóis e da conferência “Brasil, um país aberto aos investidores”, proferida pela ministra do Turismo, Marta Suplicy. O governador retorna a Salvador amanhã (9).

Ontem, em Lisboa, o governador teve um encontro com o presidente da Petrogal, do grupo português Galp Energia, Fernando Manuel dos Santos Gomes. O objetivo é trazer para a Bahia uma fábrica que ficaria responsável pela extração e exportação de óleos vegetais, a partir do dendê, da mamona, da soja e do caroço do algodão. O produto, posteriormente, seria transformado em biodiesel pela Petrogal, em associação com a Petrobras.

Infra-estrutura

Em paralelo à agenda do governador, o secretário estadual de Infra-estrutura, Antonio Carlos Batista Neves, visita, amanhã (9), o Complexo Turístico de Múrcia, na Espanha. Domingo (11), o secretário desembarca, em Verona (Itália), para visitar um estabelecimento industrial especializado em processar pneus usados como aditivo para melhoria da pavimentação asfáltica. Este polímero de borracha apresenta mais aderência, durabilidade e impermeabilização do pavimento.