LOCAL: Município de Vitória da Conquista, na Região Sudoeste, a 508,9 quilômetros de Salvador.
DATA: 10.11.07 (sábado).
HORÁRIO: 10h

O QUE É: Inauguração de unidade minero-industrial de bentonita, complexo esportivo e de loja da Cesta do Povo, entrega de 372 casas, assinatura de convênio do PAC/Esgotamento Sanitário e lançamento do Programa Semeando.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. EMPRESA DE MINERAÇÃO:

CBB: A Companhia Brasileira de Bentonita (CBB) é propriedade da Geosol, empresa especializada em prestação de serviços na área de mineração, como sondagens e perfurações de poços artesianos. A mina de bentonita da Bahia, propriedade da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), é a primeira a possuir o corpo mineralizado todo modelado por softwares e já se tem medido por sondagem 4 milhões de toneladas do minério. A estimativa de produção é de 5 a 8 mil toneladas/mês, capacidade da linha de equipamentos hoje instalados. Com a entrada em operação da CBB, o estado será o 2º maior produtor brasileiro de bentonita, argilomineral utilizado em lamas de perfuração de poços, na pelotização de minério de ferro, como aglomerante de areias de fundição, na clarificação de óleos vegetais, dentre muitos outros usos industriais. O investimento da empresa na unidade foi de R$ 30 milhões, o que deve render mensalmente para a CBPM R$ 40 mil.

2. COMPLEXO ESPORTIVO:

Ginásio: Inaugurado em 1981 e com 30 mil metros quadrados, o Ginásio de Esportes Raul Ferraz foi completamente reformado, ganhando placar eletrônico, tabelas de basquete profissionais, além de uma nova pintura. Ao redor do equipamento também existem dois campos de Futebol Society, quadra de areia, pista de skate e quiosques. A melhoria foi fruto de um convênio firmado entre o Ministério dos Esportes (R$ 696.480,16), a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (R$ 60 mil) e a prefeitura municipal (R$ 60 mil). O complexo esportivo atenderá semanalmente de 1.300 a 1.500 pessoas. Há ainda previsão de construção de uma piscina semi-olímpica e uma quadra poliesportiva aberta.

3. CESTA DO POVO:

Loja: Localizada no bairro da Patagônia, é resultado de um convênio entre o Estado e o Município, que este disponibilizou o imóvel para funcionamento do estabelecimento. Agora, Vitória da Conquista contará com três unidades da rede, totalizando 262 (45 só em Salvador) reabertas em todo o estado. A loja comercializará cerca de 550 itens, incluindo materiais de limpeza, laticínios, peixe, carne, frango, todos com preço abaixo do mercado.

4. UNIDADES HABITACIONAIS:

Conjuntos: Serão entregues 200 residências no Loteamento Vila América, num investimento total de 2,48 milhões, com recursos federal, estadual e municipal. Já no Jardim Guanabara, serão 172 unidades, no valor de 4,816 milhões, provenientes do Programa de Arrendamento Residencial da Caixa Econômica Federal.

5. PAC/SANEAMENTO:

Convênio: Será assinado entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal para o repasse de recursos visando a execução das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

Obra: Ampliará a cobertura do sistema de 48% para 90%, beneficiando uma população de 215.655 habitantes. Com a obra será desativada a atual estação de tratamento de esgoto, localizada no bairro de Candeias, e construída uma nova fora do perímetro urbano e devidamente protegida com um cinturão verde. A rede coletora de esgotamento sanitário da cidade passará a atender os bairros de Zabelê, Batéias, Patagônia, São Pedro, Campinhos, Felícia, Guanabara, Boa Vista, Espírito Santo, Caminho do Parque, Bairro Universidade, Primavera, Ibirapuera e Jatobá.

Projeto: Conta com 504.674 metros de rede coletora, 7.950m de interceptor, cinco estações elevatórias, 34 mil novas ligações domiciliares e estação de tratamento.

Investimento: Cerca de 78,5 milhões do Orçamento Geral da União e contrapartida de aproximadamente R$ 11,8 milhões do Estado.

6. PROGRAMA SEMEANDO:

Lançamento: O programa será lançado em Vitória da Conquista com a distribuição imediata de 222 toneladas em sementes de feijão, vigna, milho, mamona e hortaliças. A ação beneficiará 5.632 pequenos agricultores da região. O Semeando tem como objetivo aumentar a produtividade e diversificar as culturas dos pequenos agricultores baianos. Para isso, serão distribuídas aproximadamente de 2,5 mil toneladas de sementes de qualidade, além do trabalho de assistência e capacitação técnica. O programa pretende atingir 68.752 trabalhadores rurais de 241 municípios baianos.