Cerca de 350 servidores públicos estaduais que atuam na área de licitação estão recebendo orientações da Secretaria da Administração (Saeb) sobre como licitar para o Estado segundo as novas regras determinadas pelo Decreto 10.454, publicado no último dia 6, no Diário Oficial do Estado. O workshop As Inovações nas Compras Públicas na Bahia prossegue até amanhã (23), na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem).
“O objetivo da capacitação é envolver os servidores no processo inédito iniciado pelo Governo do Estado de moralização das compras governamentais e contratações de terceirizados”, explicou Edelvino Góes, chefe de gabinete da Saeb, que representou o Secretário Manoel Vitório na abertura do evento.
O pacote de medidas implementado com a publicação do Decreto 10.454 inclui a adoção preferencial do método de Pregão Eletrônico nas licitações, além do registro de preços nas contratações de serviços, e suspende a antiga prática de exclusão de licitantes cujos preços estavam abaixo do preço mínimo referencial. “A Saeb também tem trabalhado para ampliar o número de pregoeiros. A secretaria vai iniciar, ainda, a capacitação de servidores para fiscalização do cumprimento de contratos”, pontuou Góes.

Novas metodologias

Na primeira palestra do workshop, o coordenador de Processos Licitatórios de Serviços Terceirizados da Saeb, José Acácio Ferreira, abordou a legislação estadual sobre licitações públicas. Acácio também apresentou a Instrução Normativa nº 11 – que traz um plano básico dos serviços terceirizados comuns – e a portaria nº 749 – que descreve a composição dos preços máximos para serviços de limpeza, seguindo a metodologia do metro quadrado limpo.
As medidas contemplam, além de limpeza e segurança patrimonial, as áreas de copa e cozinha, suporte administrativo e operacional, manutenção de prédios públicos e apoio às atividades de informática. Para o assessor jurídico da Polícia Militar, Reinilton Dourado, o decreto instaura mudanças de parâmetros que contribuem para uma melhor prestação do serviço. “E o que é melhor, com redução de preço, já que estabelece regras transparentes para as licitações na área”, pontuou.
Segundo a coordenadora de compras da Prodeb, Eliana Gabrielli, a Saeb, por sua ação sistêmica, está assumindo um papel primordial no esclarecimento das outras unidades. Eliana diz que a adoção do metro quadrado como medida para a oferta dos serviços de limpeza, método já utilizado na iniciativa privada, revela a vontade do governo em gastar de forma racional. “Estamos simplificando as contratações e tornando-as mais eficientes. Trazer experiências novas, que dão certo em outras esferas, revela o comprometimento com o dinheiro público. Nós servidores somos peças fundamentais nessa mudança”, declarou Eliana.
Durante sua apresentação, Acácio reforçou que o novo decreto está afinado com o compromisso da atual gestão de adotar ferramentas que tornem o processo de licitação mais célere, transparente e impessoal, com respaldo na legislação.

Programação

Amanhã (23), os participantes do workshop As Inovações nas Compras Públicas na Bahia vão conferir palestras com Elza Emi Itani, especialista de licitação e gestão de contrato da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), que falará sobre a experiência do governo paulista com a utilização do Pregão Eletrônico e o registro de preços na contratação de serviços terceirizados; Henrique Galvão, advogado geral da União, que abordará aspectos polêmicos sobre contratos administrativos; e Rui Carlos Botelho, coordenador de apoio às licitações governamentais da Saeb, que tratará das repercussões do estatuto da microempresa e pequena empresa.