Garantir sementes de qualidade e assistência técnica continuada, para tornar o agricultor familiar auto-sustentável. Esse é o objetivo do Programa Semeando implantado hoje (10), no território de Vitória da Conquista contemplando 10 mil famílias de 24 municípios com a distribuição de 220 toneladas de sementes de milho, feijão, vigna, mamona e hortaliças.

Participaram do ato de lançamento do programa, que aconteceu na cidade de Vitória da Conquista, a 520 quilômetros de Salvador, o governador Jaques Wagner e o secretário da Agricultura, Geraldo Simões.

Para Wagner, não adianta mudança, se não houver prioridade para o social. “O Programa Semeando traduz isso, vamos levar ações para quem mais precisa, que são os pequenos agricultores.

Me orgulho porque trabalhamos para o agronegócio, mas não esquecemos e damos prioridades a agricultura familiar”, disse Wagner orgulhoso com o lançamento do programa, que beneficiará um total de 70 mil famílias em 241 municípios.

O secretário Geraldo Simões fez questão de falar sobre o processo democrático do programa e sem interferências políticas, para o qual foi criado uma comissão territorial composta por membros da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), sindicatos, conselhos, associações e igreja para fazer a análise das áreas contempladas.

“O maior exemplo está aqui no território de Vitória da Conquista, que a meta era atingir cinco mil agricultores e esse número vai dobrar, tendo em vista que, de forma participativa, a comissão reviu as condições para distribuição para contemplar mais famílias”, enfatizou Geraldo. Neste território 100% dos movimentos sociais foram contemplados.

O programa

O Semeando tem como objetivo incrementar e diversificar a produção dos pequenos agricultores baianos, sejam eles oriundos de áreas de assentamentos ou da agricultura familiar, com sementes de qualidade.

Serão beneficiados 19 territórios que plantam na safra verão. De acordo com o secretário, o programa busca capacitar o agricultor familiar para que ele possa aumentar a sua produtividade e ter uma produção de qualidade, sem precisar mais de subsídios.

“A agricultura familiar é uma das prioridades do Governo do Estado, porque o segmento nunca havia recebido a devida atenção e a Bahia representa o maior do país com 640 mil produtores. Até o final do mês vamos distribuir 2,5 mil toneladas de sementes e contar com os técnicos da EBDA para fazer o trabalho de capacitação’’, conclui Geraldo Simões.

Solenidade

Durante a solenidade foram entregues as sementes, de forma simbólica, a representantes de movimentos sociais.
Para Diodato dos Santos, 66 anos, assentado da localidade de Baixão, no município de Vitória da Conquista, essa é uma grande ajuda, tendo em vista as dificuldades que os pequenos agricultores enfrentam para aquisições de sementes.

Já a coordenadora do Setor de Produção do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e assentada do Cedro, Railda Sena, esse programa é uma vitória para os movimentos sociais.

“A distribuição das sementes, assim como a assistência técnica foram pontos acordados entre os movimentos sociais e o Governo do Estado durante a marcha em abril. Vamos poder organizar os nossos bancos de sementes e produzir com maior qualidade’’, afirmou Railda.