O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, considerou um avanço a divulgação do relatório das Nações Unidas (ONU) que inclui o Brasil na lista dos países com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado – de 0,800, numa escala de zero a um. Representando o Governo da Bahia, o secretário participou, hoje (27), no Palácio do Planalto, de solenidade comemorativa da entrada no Brasil no clube dos países de alto IDH, segundo o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud). A ascensão se deve não só a melhorias na qualidade de vida, mas à revisão de alguns indicadores brasileiros.
“Foi uma importante vitória. Essa abordagem feita pelo Pnud é importante, pois combina a dimensão do desenvolvimento social com a sustentabilidade ambiental. E todos os indicadores recentes que apontaram melhorias na qualidade de vida do povo brasileiro e das salvaguardas ambientais, podem se refletir na Bahia e nos demais estados, pois esforços similares ao nacional já estão em curso.
Para o futuro, o secretário Florence disse esperar que o IDH também apresente crescimento na Bahia. “Isto porque, a partir deste ano, com a execução de mais programas sociais semelhantes aos implementados nacionalmente, podemos esperar também obter melhorias em nosso IDH”, destacou.
Os dados do relatório são referentes a 2005. No relatório de 2004, o IDH do Brasil foi de 0,798, já com os dados revisados. Apesar de ter tido uma pontuação maior, o País ainda ocupa o 70º lugar. O IDH é um índice usado pela ONU para medir o desempenho dos países em três áreas: saúde, educação e padrão de vida. O índice é composto por estatísticas de expectativa de vida, alfabetização adulta, quantidade de alunos na escola e na universidade e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o índice foi alcançado graças a programas sociais como o Bolsa-Família. "Provamos que é possível uma política fiscal séria com desenvolvimento social. Estamos colhendo o fruto do que plantamos", afirmou o presidente.