A Conferência de Juventude da Bahia avança amanhã (21), quando a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) lança o conjunto de etapas municipais. Com o objetivo de mobilizar e incentivar as discussões na maioria dos 471 municípios baianos, a Serin reunirá diversos prefeitos no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), a partir das 15h.
O secretário Rui Costa apresentará as etapas da Conferência, que começa com os debates nos municípios, passando pelas etapas territoriais até chegar à Conferência Estadual, em março do ano que vem.
As etapas municipais serão realizadas em dezembro e elegerão delegados para a Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. Para isso, as prefeituras devem criar organismos institucionais de juventude que podem ser representados pela implantação de conselhos, coordenadoria ou superintendência.
Lançada em outubro, a Conferência de Juventude da Bahia analisará as políticas públicas e os projetos para beneficiar a população com idade entre 15 e 29 anos. A Bahia tem 4 milhões de pessoas nessa faixa etária e ocupa, segundo a Unesco, o 17º lugar no quesito Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ); 18º em analfabetismo juvenil; 15ª na qualidade da educação estadual; e, comparando os dados referentes ao mundo do trabalho, possui o 5º pior índice de geração de emprego e renda entre a juventude brasileira.