O Mês da Consciência Negra, novembro, será celebrado com ações unificadas da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade, Secretaria Estadual de Cultura, através da Fundação Pedro Calmon, e a Secretaria Municipal da Reparação. Será realizada uma série de atividades que destacam a luta da população negra por igualdade e pela preservação da memória das comunidades quilombolas. O foco principal da programação é Em defesa dos Quilombos, em fortalecimento à batalha travada pelas comunidades quilombolas para garantir as terras herdadas de seus antepassados.

Entre as atividades programadas estão um seminário reunindo pesquisadores, juristas e representantes de comunidades quilombolas; Jornada de Literatura em duas comunidades reconhecidas como remanescentes de quilombos e em um terreiro de Candomblé e o Projeto Segundas da Literatura Negra, que destacará a produção literária de autores(as) afrodescendentes.

Estão previstas, ainda, as assinaturas de decretos de políticas públicas para a população negra; de criação da Coordenação Estadual de Saúde da População Negra e do Termo de Cooperação Sepromi-SEC para implementação da Lei 10.639/03 na Bahia.

Também haverá a entrega do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial e de livros sobre o tema raça e do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial aos Gestores Estaduais e Sociedade Civil, além de um grande show de musical com artistas negros, no bairro de Cajazeiras, que encerrará o mês.