Com o objetivo de dar continuidade às ações de consolidação da segunda etapa do Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR), conhecido na Bahia como Produzir, o governo estadual apresenta nesta quinta-feira (8), às 16h30, na sede do Ministério do Planejamento, em Brasília, uma Carta Consulta à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) da Secretaria de Assuntos Internacionais (Seain), para obter financiamento do Banco Mundial (Bird).

O documento vai permitir à Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), ampliar o impacto sobre a redução da pobreza no campo e fortalecer a organização, a autonomia e a cidadania da população pobre da zona rural.

Considerado modelo de referência para outros países na área de combate à pobreza, o Produzir é uma das ações prioritárias do Governo do Estado na promoção do desenvolvimento sustentável. O programa vem melhorando a qualidade de vida e de renda da população rural e elevando significativamente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios mais pobres.

Segundo o superintendente da CAR, Emilson Piau, que representará o governo na reunião do GTEC (Grupo Técnico da Cofiex), o empréstimo aditivo de US$ 30 milhões visa, entre outros aspectos, complementar a meta da segunda etapa do Produzir, ampliando sua atuação e possibilitando a assinatura de novos convênios, dentro da linha de arranjos produtivos e novos projetos de infra-estrutura, integrando ainda as ações do Água para Todos.

No total, cerca de 56 mil famílias da área rural serão beneficiadas com a implementação de 800 pequenos projetos de geração de renda, de saneamento e de infra-estrutura. Estão incluídos entre os beneficiários do Produzir a população residentes nas comunidades rurais e sedes municipais com até 7,5 mil habitantes, os povos indígenas, quilombolas, assentamentos. As mulheres receberão tratamento igualitário no que se refere ao acesso aos benefícios do projeto, embora com estratégia diferenciada para sua mobilização.