Momentos de lazer, conhecimento e integração mudarão este domingo (18) da comunidade do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, com a visita da Jornada de Literatura, uma realização do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura (NLLL) da Fundação Pedro Calmon/Secretaria Estadual de Cultura.

A Jornada integra as atividades e comemoração pelo Mês da Consciência Negra, levando às comunidades remanescentes de quilombos e religiosas, artistas, escritores, oficinas de criação literária em poesia negra, mitologia africana, literatura de cordel, criação de textos e contação de histórias para crianças, além da Feira de Arte e Culinária e a apresentação de grupos culturais locais.

Para a presidente da Associação Cultural Muzanzu, Maria Bernadete Pacífico, o evento trará muito benefícios para a comunidade. “A vinda da Jornada será uma experiência muito rica e gratificante para todos nós que não temos estas oportunidades constantemente. Além de contribuir para o crescimento da comunidade, novas idéias são desenvolvidas. Por exemplo, já estamos pensando em escrever um livro contando a história de nosso povo, com o título A Lenda do Rio Joanes e Buiusú, antecipou a quilombola.

História

O Quilombo Pitanga dos Palmares tem população de cerca de 2 mil famílias, cuja renda é concentrada na pesca e no artesanato, feito de piaçava e biscuit, dentre outros. As danças de matriz africana, como a Dança de Engenho e o Samba de Gadundá, são manifestações culturais herdadas pelos seus antepassados, assim como a Dança de São Gonçalo, festa que acontece entre janeiro e fevereiro na comunidade.

Programação

8h30 – Recepção à Jornada de Literatura com apresentação do Grupo de Samba de Viola;
9h – Abertura;
9h30 – Painel de Debates: “O Livro como Função de Valorização da Comunidade Quilombola” com Lita Passos e Jorge Conceição; Apresentação do Grupo Cantado de Reis – Baile de Pastorinhas;
14h às 17h – Oficinas;
17h – Apresentação dos resultados das oficinas;
17h30 – Apresentações Culturais: Dança de São Caetano e Bumba-meu-boi de Parafuso.