Os leites das marcas Calu (lotes 4g, 4k e 4w), Parmalat (lotes LCZI 06:23 e LCZL 01 12:43) e Centenário (lotes 1 e 2), com data de fabricação entre 22 de junho e 4 de agosto deste ano, devem ser evitados, segundo a Superintendência de Proteção ao Consumidor (Procon), órgão da Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

A recomendação é de que, caso o consumidor encontre algum produto desses lotes, encaminhe um pacote do mesmo fabricante, lote e data de fabricação à Vigilância Sanitária Municipal mais próxima para que seja feita a perícia técnica.

“Cabe ressaltar que a embalagem a ser levada deve estar fechada, pois a Vigilância só avalia produtos nesta condição, ou seja, sem que estes tenham sofrido qualquer contato com o ambiente, para que não ocorram erros de perícia”, disse a diretora de Fiscalização do Procon, Silmar Carmo.

O órgão recomenda também que, antes de comprar o produto, o consumidor deve observar não só o aspecto do recipiente como também o prazo de validade e a data de fabricação. Em casos em que a embalagem apresente alguma anormalidade, como estar estofada, a recomendação é de que o produto não seja consumido. Além disso, é importante observar se há alguma alteração de sabor, textura, cor ou cheiro.