O boletim semanal de balneabilidade divulgado pelo Centro de Recursos Ambientais (CRA) apresenta como impróprias para o banho, apenas as praias de Periperi, Penha e Pedra Furada. A população pode aproveitar o feriadão nas praias de São Tomé de Paripe, Bogari, Boa Viagem, Roma, Canta Galo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris.

As praias consideradas próprias são as que, em 80 por cento ou mais, de um conjunto de amostras obtidas nas cinco semanas anteriores, colhidas sempre no mesmo local, houver a presença de, no máximo, um mil coliformes fecais por 100 ml da amostra de água, conforme exames laboratoriais. Acima desse padrão, a praia é considerada imprópria.

Os critérios estão definidos na Resolução 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Quando a praia é considerada imprópria, os banhistas têm a propabilidade de adquirir doenças transmitidas por via hídrica. No entanto, independente das condições apresentadas pelas praias, o CRA não recomenda o banho de mar em tempo chuvoso, que pode causar um aumento considerável da concentração bacteriana na água. Nesses períodos pode haver contaminação da água pelo arraste de detritos diversos, carreados pelas galerias de águas pluviais, rios córregos e canais de drenagem.

As informações semanais sobre a balneabilidade das praias de Salvador podem ser obtidas também pelo Disque Meio Ambiente (0800 71 1400) e via Internet, no site do CRA, acessível pelos endereços www.seia.ba.gov.br ou www.cra.ba.gov.br