O projeto Praia 24 Horas, uma proposta da Bahiatursa para tornar o verão de Salvador ainda mais atraente e que já tinha conquistado a adesão do trade turístico local, ganhou também a simpatia dos moradores da região da Barra, onde se instalará o projeto, a partir de fevereiro.

Em reunião organizada pela Bahiatursa no Centro de Convenções, cerca de 30 representantes do trade turístico, de órgãos municipais, estaduais e federais e das associações de Moradores e Amigos da Barra e da Graça se mostraram receptivos à iniciativa.

Na reunião, foram aprovadas as linhas mestras do projeto, que será realizado na praia do Porto da Barra e é um dos itens do programa Espicha Verão, que visa atrair e prolongar a permanência do turista em Salvador após o Carnaval.

A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, expôs aos participantes a importância do evento para a geração de emprego e renda “e para a revitalização desse importante espaço, cartão-postal de Salvador”, afirmando que a idéia da Setur e da Bahiatursa é transformar o Porto da Barra numa grande área de entretenimento e lazer com programação variada das 18 às 6h.

O presidente da Associação Baiana de Agências de Viagem (Abav), Pedro Costa, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira/Bahia (ABIH/BA), Hernani Perttinati, e o superintendente do Sebrae, Edival Passos, consideraram o projeto muito oportuno para preencher a lacuna que será deixada pelo Carnaval, que acaba logo no início de fevereiro, o que para o segmento que trabalha com o turismo significa o fim do verão.

Edival Passos garantiu que o Sebrae dará todo apoio ao projeto, inclusive na requalificação do comércio local. Os presidentes das associações de Moradores e Amigos da Barra e da Graça, Regina de Oliveira Macedo e Flávio de Paula, respectivamente, não pouparam elogios à iniciativa e se colocaram à disposição para ajudar na organização do evento.

“Há muito tempo lutamos para que o Porto da Barra tenha uma melhor atenção do poder público e esse projeto vem coincidir com as nossas pretensões”, explicou Regina.

Criação de comissão

Para identificar e coordenar as ações das entidades e órgãos estaduais e municipais que atuarão na formação e realização do projeto, foi criada uma comissão composta por Hernani Perttinati (ABIH), Zitomir Souza (Bahiatursa), Márcio Lima (Emtursa), Richard Alves (Sebrae) e Ieda Domingos dos Santos (Associação de Moradores e Amigos da Barra).

O projeto prevê a realização de eventos sempre aos sábados (dias 9, 16 e 23 de fevereiro) e para isso uma das primeiras ações será a instalação de iluminação especial, de um esquema de segurança específico, serviço médico, salva-vidas, corpo de bombeiros e limpeza.

Também serão criados espaços apropriados para realização de shows, exposições, cinema, esportes e feiras.
A grande novidade será um palco flutuante aonde vão se apresentar os shows musicais, além dos barquinhos que estarão à disposição de quem quiser fazer um passeio rápido pelo Porto da Barra. Os fortes de Santa Maria e de Santo Antônio serão utilizados para exposição e exibição de filmes.