Aldeias indígenas do sul da Bahia vão ter prioridade na análise de licenças ambientais para implantação de rede elétrica concedidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) ao programa Luz para Todos, do governo federal.
O anúncio foi feito pela Semarh, na tarde de ontem (31), durante reunião com representantes de oito tribos, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Conselho Gestor do Luz para Todos na Bahia.
“Dos processos em análise requeridos pelos índios, 70% já haviam sido liberados pela Semarh e encaminhados ao Ibama”, informou o secretário em exercício, Adolpho Netto. Segundo ele, uma equipe de técnicos da secretaria vai à região para acelerar o andamento dos processos pendentes.
As comunidades indígenas que participaram da audiência foram as de Barra Velha e Aldeia Velha (Porto Seguro), Guaxumba (Itabela) e Aldeia do Trevo, do Parque Nacional do Descobrimento, em Itamaraju. Além dessas, Pequi, Águas Belas, Tauá e Alegria Nova, do município de Prado.