Representantes de diversos segmentos sociais participaram do lançamento oficial da 2ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema). O evento aconteceu, na última sexta-feira (23), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, e foi transmitido, por meio de videoconferência, para os 16 municípios onde vão ocorrer as conferências regionais. A Cema acontecerá em março de 2008 tendo como tema central, Mudanças Climáticas Território e Sociedade.
Para o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh) Juliano Matos, a conferência é uma oportunidade de integração de políticas ambientais nos níveis municipal, estadual e federal. “O desafio é desenvolver políticas estratégicas de longo prazo”, afirmou. Ainda segundo Juliano, a Cema é uma ferramenta para refletir sobre os passivos ambientais do estado, a exemplo da desertificação do semi-árido.
De acordo com o superintendente estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Célio Costa Pinto, a realização das conferências é um grande desafio para os governos. “A partir das discussões e deliberações surgidas nas plenárias, temos a obrigação de diminuir os impactos ambientais”, afirmou.
O encontro também contou com a participação das comunidades municipais de Vitória da Conquista, Eunápolis, Caetité, Jequié e Itabuna, que estiveram presentes nas salas de videoconferências, onde vão acontecer as conferências regionais.
Almir Requião, representante da Organização não-governamental Manguezal Meu Quintal, veio do município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, só para a abertura da conferência. “Esse encontro é uma excelente oportunidade para os municípios se interligarem, de pensar juntos as questões ambientais e trocar experiências. O pensamento é local, mas os benefícios são globais”, avaliou.