O município de Cruz das Almas, no Recôncavo, sedia, hoje (13) e amanhã (14), a primeira de 16 Conferências Regionais de Meio Ambiente. A idéia é que essas conferências permitam uma ampla participação social nas discussões de políticas públicas voltadas ao setor. As decisões serão apresentadas durante a II Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para acontecer em março de 2008, em Salvador. As deliberações do Estado serão discutidas na III Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília.

Com o tema Mudanças Climáticas, Território e Sociedade, os debates e propostas das conferências regionais vão embasar a Conferência Estadual, que será lançada oficialmente amanhã (14), a partir das 10h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, na Avenida Paralela. O evento será transmitido por meio de videoconferência, para as sedes das conferências regionais.

A Bahia abriga uma rica biodiversidade. Além dos três biomas presentes em seu território – Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado -, o estado exibe uma extensa faixa litorânea, onde se desenvolvem ecossistemas tão delicados quanto importantes. Merecem também destaque as terras da Chapa Diamantina e da Bacia do Rio São Francisco.

Para o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Juliano Matos, “o fenômeno das Mudanças Climáticas coloca em xeque o modelo de desenvolvimento tradicional e aponta para a necessidade da construção de soluções ambientais locais”.

De acordo com Matos, a conferência permite a participação da sociedade nas políticas públicas de governo, garantindo o diálogo do poder público com os movimentos sociais. “A participação social é capaz de orientar o desenvolvimento dos territórios, em suas diferentes conformações naturais”.

Realizadas pela Semarh, as conferências regionais contam com a participação da sociedade civil, de organizações não-governamentais, do setor produtivo, de comunidades tradicionais e de prefeituras locais, sob a coordenação da Comissão de Organização Estadual (COE).

Além de Cruz das Almas, mais 15 cidades pólos do Estado vão sediar as Conferências Regionais que são: Eunápolis (20 e 21 de novembro), Itabuna/Ilhéus, Camaçari e Tucano (23 e 24 de novembro), Jequié (29 e 30 de novembro), Salvador (30 e 01 de dezembro), Barreiras e Irecê (6 e 7 de dezembro), Seabra e Vitória da Conquista (7 e 8 de dezembro), Juazeiro (8 e 9 de dezembro), Santa Maria da Vitória e Feira de Santana (11 e 12 de dezembro), Caetité e Paulo Afonso (14 e 15 de dezembro).