Os motoristas que pretendem pegar a estrada nesse final de semana prolongado devem redobrar os cuidados tendo em vista a grande quantidade de focos de incêndio no Estado, principalmente nas regiões Oeste, São Francisco, Norte, Chapada Diamantina e Sudoeste. O Centro Estadual de Meteorologia da Bahia, da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH), alerta que a quantidade de fumaça gerada pelos focos de incêndio diminui a visibilidade o que pode aumentar os riscos de acidentes.
O meteorologista Ricardo Rodrigues chama a atenção para que se evitem jogar pontas de cigarros e outos tipos de materiais como vidros nas estradas, pois estes podem gerar combustão em contato com a vegetação seca. “Uma ponta de cigarro aparentemente inofensiva pode ocasionar um foco de grande proporção que venha causar sérios danos, por exemplo, a uma reserva ambiental”.
De acordo com o Cemba, o feriadão será de muito calor na maior parte da Bahia. Uma intensa massa de ar quente e seco continua influenciando as condições do tempo no Estado, mantendo as temperaturas elevadas e a umidade relativa do ar com valores relativamente baixos, entre 30 e 80%. A previsão é de céu claro com temperaturas máximas de até 32ºC nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste e máximas de até 38 ºC nas regiões Oeste, São Francisco e Norte.
Por outro lado, a instabilidade atmosférica associada aos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico continuam influenciando as condições do tempo na faixa leste do Estado. A previsão é de céu parcialmente nublado a claro em Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo, Nordeste e Sul. As temperaturas devem variar entre 23°C e 34°C.

Radiação em níveis extremos

O Cemba também alerta para os altos índices de radiação ultravioleta (IUV) que estão na categoria 12, considerada extrema pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na maior parte do Estado. Nesses casos, a OMS indica cuidados redobrados com os olhos e a pele, recomendando o uso de protetor solar, óculos escuros e bonés.
De acordo com o Cemba, os meses de agosto, setembro e outubro representam o período com menor cobertura de nebulosidade na Bahia (estação seca no Nordeste brasileiro), indicando maior incidência de Radiação Solar em todo o Estado, tendo como conseqüência à elevação nos Índices de Radiação Ultravioletas (IUV).