Discutir os desafios e as tendências na aqüicultura global, compartilhando experiências bem sucedidas. Este foi um dos objetivos do 1º Seminário de Aqüicultura Sustentável Reino Unido-Brasil, que aconteceu até ontem (13), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e se encerrou hoje (14) com uma vista à Fazenda Oruabo da Bahia Pesca. O evento contau com a presença do cônsul britânico no Brasil, Martin Raven.
O Seminário foi uma realização do Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahia Pesca e do Promo-Centro Internacional de Negócios da Bahia, da empresa UK Trade & Investment, da Embaixada Britânica e da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República. Além do seminário, os empresários baianos participaram de Rodada de Negócios com empresários ingleses.
Os participantes visitaram, nas instalações da Fazenda Oruabo, a reprodução em cativeiro do bijupirá, uma das espécies mais valorizadas na pesca. A fazenda possui um laboratório de piscicultura marinha, realizando trabalhos de maturação, larvicultura e alevinagem deste peixe. A unidade possui o maior plantel de animais (cerca de 200 domesticados) do Brasil e tem capacidade para produzir inicialmente 100 mil alevinos por ano.
No encontro, os empresários britânicos e a Bahia Pesca, estabeleceram um fórum bilateral para discutir tecnologias e projetos de ponta, incentivar o crescimento sustentável da indústria de aqüicultura no Brasil, desenvolver negócios conjuntamente e estabelecer um ambiente de aprendizagem entre britânicos e brasileiros sobre os desafios e as tendências na aqüicultura global, compartilhando experiências bem sucedidas.